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Melhor captador para violão: Magnético ou Piezo?

Alexandre de Almeida Albuquerque
Alexandre de Almeida Albuquerque
10 min. de leitura

Amplificar um violão acústico sem destruir seu timbre natural é o maior desafio para músicos que tocam ao vivo. A escolha errada resulta em microfonia constante ou naquele som artificial e metálico que afasta o público.

Este guia separa o joio do trigo no mercado de captação.

Analisamos as opções mais relevantes disponíveis, desde soluções magnéticas de instalação instantânea até sistemas de pré-amplificação completos que exigem intervenção no instrumento.

Você entenderá exatamente qual tecnologia preserva a madeira do seu som e qual oferece a praticidade necessária para o palco.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Como Escolher: Magnético, Piezo ou Contato?

A física por trás da captação define o resultado sonoro. Entender a diferença entre os três tipos principais evita frustrações e gastos desnecessários. O captador magnético funciona de forma similar ao de uma guitarra elétrica.

Ele detecta a vibração das cordas de aço através de um campo magnético. É robusto e resistente à microfonia, ideal para bandas com volume alto.

O captador piezoelétrico é o padrão da indústria para violões eletroacústicos. Geralmente instalado sob o rastilho, ele capta a pressão das cordas. O som é brilhante e definido, cortando bem a mixagem, mas pode soar comprimido ou estalado, o famoso som de "pato" (quack).

Já o captador de contato (transdutor) é colado no tampo. Ele oferece a maior fidelidade acústica e capta percussão no corpo, mas é extremamente sensível a feedback em volumes altos.

Review: Os 10 Melhores Modelos do Mercado

Selecionamos modelos que atendem desde o violonista clássico que não quer furar o instrumento até o músico de bar que precisa de durabilidade e equalização ativa.

1. Captador Fishman Neo-D Magnetic Single Coil

Maior desempenho
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

Captador Fishman P/ Violão - Neo-D Magnetic - Single Coil...

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A Fishman é referência absoluta em acústica e o Neo-D é a porta de entrada para captadores magnéticos de alta qualidade. Este modelo Single Coil oferece um timbre brilhante e articulado, capturando a vibração das cordas com excelente clareza.

Ele é a escolha perfeita para músicos de Folk e Fingerstyle que usam cordas de aço e precisam de uma instalação não invasiva. O design permite encaixá-lo na boca do violão sem qualquer modificação permanente.

A principal vantagem aqui é o equilíbrio entre as cordas. A estrutura de ímã de neodímio garante uma resposta rápida e dinâmica. No entanto, por ser um captador passivo de bobina simples (Single Coil), ele está sujeito a interferências de 60Hz (hum) se você estiver perto de luzes fluorescentes ou monitores de computador.

O cabo já vem integrado e é curto o suficiente para não atrapalhar, mas longo o bastante para alcançar o amplificador ou DI Box.

Prós
  • Instalação sem furos ou cola
  • Timbre acústico brilhante e definido
  • Excelente equilíbrio de volume entre cordas
  • Marca líder de mercado
Contras
  • Suscetível a ruídos de interferência (hum)
  • Funciona apenas com cordas de aço
  • Cabo fixo pode ser limitante

2. Captador Portátil KNA NG-1 para Violão Clássico

Nossa escolha
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

Captador portátil KNA Pickups NG-1, para violões clássicos...

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O KNA NG-1 resolve um problema antigo para violonistas clássicos e de flamenco: como amplificar um instrumento caro sem furar a madeira ou colar sensores no verniz delicado. Este captador piezoelétrico é engenhoso.

Ele é instalado afrouxando as cordas e deslizando o sensor sob as laçadas no cavalete. A pressão das cordas mantém o captador no lugar, garantindo uma transmissão de vibração muito natural.

Este modelo é ideal para quem busca pureza sonora em cordas de nylon. O som resultante é muito mais fiel ao timbre acústico do que piezos de rastilho comuns. Contudo, é um captador passivo de alta impedância.

Para extrair o melhor som dele, é quase obrigatório o uso de um pré-amplificador externo ou um DI Box de qualidade antes de ir para a mesa de som. Sem isso, o sinal pode ficar fraco e sem graves.

Prós
  • Zero modificação no instrumento
  • Timbre muito natural para nylon
  • Visual discreto e elegante em madeira
  • Fácil remoção
Contras
  • Sinal passivo exige preamp externo para melhor performance
  • Cabo fino parece frágil
  • Não possui controle de volume

3. Kit Captador SV-T750 com Afinador e Equalizador

Custo-benefício
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Captador SV-T750 com Afinador Digital e Equalizador de 5 Bandas - Kit ...

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O SV-T750 representa a categoria de "kits de conversão" completos. Ele transforma um violão puramente acústico em um eletroacústico cheio de recursos. O sistema inclui um pré-amplificador com equalizador de múltiplas bandas, afinador cromático digital e o captador piezo de rastilho.

É a solução voltada para quem quer ter controle total do som na ponta dos dedos durante uma apresentação.

A instalação deste modelo é invasiva. Você precisará cortar a lateral do violão para encaixar o módulo de controle (sistema "barndoor"). Isso o torna inadequado para instrumentos de alto valor histórico ou luthieria fina.

O som é o clássico piezo elétrico: direto e funcional. O equalizador ajuda a domar frequências estridentes, mas não espere a profundidade de um microfone condensador.

Prós
  • Afinador embutido muito prático
  • Equalização ativa permite moldar o som
  • Saída de sinal forte (ativo)
Contras
  • Requer corte grande na madeira do violão
  • Timbre piezo genérico pode soar artificial
  • Construção em plástico simples

4. Jackcap 1 UP Captador de Contato Versátil

Bom e barato
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

Jackcap 1 UP Captador de Contato para Violão Violino Cello...

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O Jackcap 1 UP é um transdutor de contato simples e direto. Ele funciona captando as vibrações da superfície onde é fixado. Sua grande vantagem é a versatilidade. Pode ser usado em violão, cavaquinho, ukulele ou qualquer instrumento de corpo ressonante.

É a escolha certa para iniciantes ou para quem precisa de uma solução de emergência barata para se conectar a um amplificador.

A qualidade do som depende drasticamente de onde você posiciona o sensor no tampo. Perto do cavalete, o som é mais agudo; mais longe, fica mais grave e abafado. O grande desafio deste tipo de captador é o isolamento.

Ele tende a captar ruídos de manuseio, batidas na caixa e é propenso a microfonia se você estiver muito perto da caixa de som.

Prós
  • Extremamente barato e acessível
  • Instalação universal em vários instrumentos
  • Capta percussão no corpo
Contras
  • Alto risco de microfonia (feedback)
  • Capta ruídos de manuseio indesejados
  • Som pode ser abafado dependendo da posição

5. KNA NG-Wi Captador Piezo Sem Fio Profissional

Elevando o conceito do NG-1, o KNA NG-Wi integra um transmissor sem fio diretamente no corpo do captador. Isso elimina a necessidade de cabos pendurados e transmissores de cinto (bodypacks).

É a ferramenta definitiva para o violonista clássico de palco que valoriza a estética limpa e a liberdade de movimento. O receptor é compacto e se conecta ao amplificador ou mesa.

A fidelidade sonora mantém o padrão KNA, preservando o ataque e o decay naturais das cordas de nylon. A latência é imperceptível para a maioria dos usos ao vivo. A crítica fica por conta da dependência de bateria.

Você precisa gerenciar a carga do transmissor e do receptor. Para gigs muito longos, ter um plano B com cabo é sempre prudente, embora a liberdade proporcionada seja inigualável.

Prós
  • Totalmente sem fio e discreto
  • Excelente qualidade de áudio para nylon
  • Instalação segura no cavalete
Contras
  • Preço elevado
  • Dependência de baterias recarregáveis
  • Requer pareamento e gestão de carga

6. Equalizador e Captador LC5 5 Bandas (Aço/Nylon)

O LC5 é um dos pré-amplificadores genéricos mais encontrados em violões de entrada e intermediários. Com 5 bandas de equalização (Bass, Middle 1, Middle 2, Treble, Presence), ele oferece um controle granular sobre o timbre.

Isso é útil para corrigir a acústica de salas ruins ou cortar frequências que estão causando feedback. Ele atende bem tanto violões de aço quanto de nylon.

Assim como o modelo SV-T750, o LC5 exige cortes significativos no corpo do instrumento para instalação da unidade principal e da caixa de bateria/saída. A qualidade dos componentes eletrônicos é básica.

O afinador funciona bem, mas os faders do equalizador podem apresentar ruído com o tempo se não forem limpos. É uma opção de reparo ou upgrade barato para instrumentos de estudo.

Prós
  • Muitas opções de equalização (5 bandas)
  • Saídas P10 e XLR balanceada (geralmente)
  • Custo-benefício alto para luthiers
Contras
  • Instalação destrutiva (cortes no corpo)
  • Consumo de bateria 9V
  • Estética volumosa

7. Captador Passivo Soundhole com Redução de Ruído

Este modelo é uma variação econômica dos captadores magnéticos de boca (soundhole). Ele possui polos ajustáveis e controles de volume e tom integrados no próprio corpo do captador.

É indicado para quem toca violão com cordas de aço e precisa de uma solução rápida para tocar na rua ou em pequenos bares, sem gastar com marcas premium.

Embora prometa redução de ruído, captadores magnéticos nessa faixa de preço tendem a ter um som mais elétrico e menos "madeira". O timbre se aproxima de uma guitarra limpa. A instalação é fácil, usando clipes com espuma para não arranhar o verniz.

O cabo fica pendurado na frente do violão, o que pode incomodar visualmente e atrapalhar a mão direita se não for bem preso.

Prós
  • Controles de volume e tom na mão
  • Polos ajustáveis para equilibrar cordas
  • Preço baixo
Contras
  • Som artificial, parece guitarra elétrica
  • Cabo externo pode atrapalhar
  • Construção visualmente simples

8. Captador LC-5 Azul com Afinador Integrado

LC-5 Azul - Captador de Violão com afinador...

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Basicamente uma variação estética do LC5 padrão, este modelo se destaca pelo display retroiluminado em azul, facilitando a visualização em palcos muito escuros. A funcionalidade permanece a mesma: pré-amplificação ativa, afinador cromático e piezo de rastilho.

É uma peça de reposição comum para violões importados da China.

A recomendação de uso é para substituição de sistemas queimados em violões que já possuem o corte lateral. Se você tem um violão antigo com um equalizador que parou de funcionar, medir o buraco existente e encaixar um modelo como este é a solução mais econômica para trazê-lo de volta à vida ativa.

Prós
  • Display de fácil leitura no escuro
  • Funções completas de equalização
  • Barato para reposição
Contras
  • Qualidade de som apenas aceitável
  • Durabilidade dos componentes plásticos
  • Requer bateria 9V

9. Captador Piezo de Contato Clip Multiuso

Este é o tipo mais básico de captação existente: um clipe com um sensor piezo na ponta. Ele pode ser preso no headstock (mão do violão) ou na boca. Sua função primária, na verdade, é alimentar afinadores externos em ambientes barulhentos, captando a vibração direta.

Como captador de áudio para PA, ele é extremamente limitado.

O som é magro, sem graves e com muito médio-agudo. Ele serve apenas para situações onde a qualidade do som é secundária, como apenas para ser ouvido em um ensaio barulhento ou para experimentações lo-fi.

Não use este modelo esperando uma performance profissional. A vantagem é a portabilidade total: coloque no bolso e leve para qualquer lugar.

Prós
  • Instalação em 1 segundo
  • Sem bateria, sem furos
  • Ultra portátil
Contras
  • Péssima qualidade de áudio para shows
  • Fio curto e frágil
  • Visual de 'gambiarra'

10. Captador de Rastilho Piezo Elétrico Simples

Este produto não é um sistema completo, mas sim o componente sensor individual: a barra de piezo que fica sob o osso do rastilho. Ele é destinado exclusivamente a manutenção. Se o seu violão eletroacústico começou a falhar em algumas cordas ou o volume caiu drasticamente, geralmente é este componente que precisa ser trocado.

Não compre este item esperando conectá-lo direto a um amplificador. Ele precisa ser soldado ou plugado em um pré-amplificador existente no violão. É vital para luthiers e técnicos de som terem um desses na mala de ferramentas para salvamentos de última hora.

A qualidade do som dependerá inteiramente do pré-amplificador ao qual ele será conectado.

Prós
  • Peça de reposição essencial
  • Custo irrisório
  • Compatível com a maioria dos preamps
Contras
  • Não funciona sozinho
  • Requer desmontagem do rastilho
  • Instalação exige conhecimento técnico

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Captadores Ativos vs Passivos: Qual é Melhor?

A escolha entre ativo e passivo muda sua relação com o equipamento. Captadores ativos possuem um pré-amplificador embutido alimentado por bateria (geralmente 9V ou botões). Eles entregam um sinal forte, com menos ruído e permitem usar cabos longos sem perda de agudos.

São ideais para quem quer plugar direto na mesa de som e ter um timbre pronto e consistente.

Captadores passivos não usam bateria. Eles dependem inteiramente da vibração para gerar energia elétrica. A vantagem é não se preocupar com pilhas morrendo no meio do show. O som costuma ser descrito como mais orgânico e dinâmico.

O contra é que o sinal é mais fraco (alta impedância). Você quase obrigatoriamente precisará de um Direct Box (DI) ou um preamp externo de pedal para casar a impedância e ter volume suficiente.

Soluções Específicas para Violão de Nylon

Violões de nylon apresentam um desafio único: captadores magnéticos não funcionam neles, pois o nylon não perturba o campo magnético. As opções se restringem a piezo (rastilho) e contato (tampo).

Para músicos de clássico, flamenco e MPB, a fidelidade é crítica. O "quack" do piezo tradicional incomoda muito nesse estilo.

A melhor solução atual para nylon, equilibrando fidelidade e facilidade, são os sensores de cavalete como os da linha KNA. Eles captam a vibração na madeira do cavalete, oferecendo um som mais encorpado que o piezo de rastilho, sem a instabilidade excessiva dos transdutores de tampo.

Se você toca em grandes palcos com banda, o piezo de rastilho ainda é a opção mais segura contra feedback, mesmo sacrificando um pouco do timbre natural.

Instalação: Quando Furar o Violão Vale a Pena?

Furar o violão é uma decisão sem volta. Em instrumentos de estudo ou de trabalho (road-worn), instalar um preamp "barndoor" (com corte lateral) é aceitável e prático. Você ganha afinador e equalizador na mão.

A desvalorização do instrumento é mínima nesses casos.

Para violões de luthier, vintage ou de alto valor (como Martin, Taylor séries altas, ou clássicos assinados), nunca faça furos grandes. A regra é: modificações devem ser reversíveis.

Opte por sistemas que escondem o volume dentro da boca do violão e usam apenas o furo do pino da correia (jack endpin) para a saída. Isso preserva a integridade estrutural, o valor de revenda e a estética original da madeira.

Perguntas Frequentes (FAQ)

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