Melhor pneu para chuva moto para Mais Aderência
Produtos em Destaque
Índice do Artigo
Pilotar na chuva exige mais do que habilidade; exige o equipamento certo. A única coisa que mantém sua moto em contato com o asfalto molhado são alguns centímetros de borracha. Escolher o pneu errado pode transformar uma simples poça em um acidente grave devido à aquaplanagem ou perda de tração em curvas.
Neste guia, focamos exclusivamente na segurança e estabilidade em condições adversas. Analisamos o desenho dos sulcos, a tecnologia dos compostos e a capacidade de drenagem de água.
Você encontrará opções que vão desde pneus de uso misto, famosos pela capacidade de cortar a água, até modelos street com tecnologia de sílica para máxima aderência química.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
Como os Sulcos Garantem Segurança no Molhado?
Os sulcos de um pneu funcionam como canais de escoamento. Quando o pneu gira sobre uma superfície molhada, a água precisa sair debaixo da borracha instantaneamente para que o pneu toque o solo.
Sem esses canais, cria-se uma lâmina de água entre o pneu e o asfalto, fenômeno conhecido como aquaplanagem. Nesse momento, você perde totalmente o controle da direção e dos freios.
O desenho da banda de rodagem determina a eficiência dessa drenagem. Sulcos que vão do centro até as bordas do pneu ajudam a expulsar a água lateralmente durante as curvas. Já os sulcos centrais ou blocos espaçados, comuns em pneus mistos, são vitais para romper a tensão superficial da água em retas.
Pneus 'carecas' ou com sulcos rasos perdem essa capacidade, tornando a pilotagem na chuva extremamente perigosa.
Os 10 Melhores Pneus de Moto para Chuva e Grip
1. Par Pneu Pirelli Sport Demon (Twister e Fazer 250)
Par Pneu Cbx Twister Fazer 250 100/80-17 + 130/70-17 Sport Demon Pirel...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
O Pirelli Sport Demon é a referência absoluta para quem possui motos de média cilindrada, como a CB 250 Twister ou a Fazer 250, e utiliza a moto independentemente do clima. Este modelo se destaca pelo desenho da banda de rodagem com múltiplos sulcos direcionais.
Esses canais são projetados especificamente para dissipar a água de forma eficiente, garantindo que a borracha mantenha contato com o solo mesmo sob chuva intensa.
Se você busca performance em curvas molhadas, este pneu é a escolha ideal. A carcaça diagonal oferece uma excelente estabilidade, mas é o composto de borracha que faz a diferença.
Ele aquece rápido e mantém a aderência em pisos frios e úmidos, transmitindo uma sensação de segurança que poucos concorrentes na categoria street conseguem entregar. É um investimento na sua integridade física para o uso urbano e rodoviário diário.
- Excelente drenagem de água devido aos múltiplos sulcos
- Aderência superior em curvas molhadas
- Estabilidade em altas velocidades para média cilindrada
- Durabilidade menor comparada a pneus de composto duro
- Preço mais elevado que a média do mercado
2. Pneu Traseiro Pirelli MT60 110/90-17 (NXR Bros)
Pneu Pirelli 110/90-17 Mt60 (Tt) 60P (T) Orig. Nxr Bros 160...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
Para os proprietários de NXR Bros que enfrentam tanto o asfalto molhado quanto estradas de terra com lama, o Pirelli MT60 é imbatível. Este pneu é classificado como 60% on-road e 40% off-road, o que lhe confere uma característica única: seus blocos grandes e espaçados funcionam como remos.
Eles não apenas drenam a água, mas rompem a camada líquida com facilidade, proporcionando tração onde pneus lisos apenas deslizariam.
A segurança que o MT60 oferece na chuva é notável. Diferente de pneus street que podem aquaplanar em poças profundas, o desenho agressivo deste modelo 'corta' a água. Se o seu trajeto inclui ruas com drenagem ruim, paralelepípedos molhados ou trechos de terra que viram barro, este pneu traseiro garante que a força do motor chegue ao solo sem patinar excessivamente.
- Tração excepcional em piso molhado e lama
- Blocos espaçados evitam acúmulo de detritos
- Versatilidade real para uso misto
- Gera mais ruído e vibração no asfalto seco
- Desgaste acelerado se usado apenas em rodovias de alta velocidade
3. Pneu Vipal TR300 120/80-18 (XRE 300 e Lander)
Pneu Xre 300 Xr 250 Tornado Lander 250 120/80-18 Tr300 62s Vipal...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
O Vipal TR300 surge como a alternativa robusta para pilotos de XRE 300 e Lander que priorizam durabilidade sem abrir mão da segurança no molhado. Este pneu é ideal para o motociclista que roda muitos quilômetros por mês e precisa de um produto que aguente o tranco.
Seus sulcos profundos e largos são excelentes para evitar a aquaplanagem em velocidades de cruzeiro.
Embora tenha uma proposta similar ao MT60, o TR300 utiliza um composto de borracha ligeiramente mais rígido. Isso resulta em uma vida útil prolongada, o que é ótimo para o bolso. Na chuva, ele se comporta muito bem em linha reta e frenagens, graças à distribuição dos blocos.
É a escolha racional para quem usa a moto trail como ferramenta de trabalho ou transporte principal e enfrenta tempestades ocasionais.
- Ótima relação custo-benefício e durabilidade
- Sulcos largos eficientes contra aquaplanagem
- Resistente a furos e cortes
- Borracha mais dura oferece menos grip químico que o MT60
- Pode escorregar um pouco mais em faixas pintadas molhadas
4. Pneu Dianteiro Pirelli MT60 90/90-19 (Aro 19)
Pneu Moto Aro 19 Pirelli Mt60 90/90-19 52p Tt - Dianteiro...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
A aderência da roda dianteira é o fator mais crítico para evitar quedas na chuva, e o Pirelli MT60 dianteiro cumpre esse papel com maestria em motos como a Bros. Este modelo é essencial para quem valoriza frenagens seguras.
O desenho dos blocos proporciona uma área de contato constante, permitindo que você aplique o freio dianteiro com mais confiança em superfícies escorregadias.
Este pneu trabalha em conjunto com o traseiro para oferecer uma estabilidade direcional superior. Em situações de chuva forte, onde a visibilidade é baixa e buracos podem estar escondidos sob a água, a capacidade de absorção de impacto e a aderência lateral do MT60 dianteiro fazem toda a diferença.
É o pneu perfeito para quem não quer arriscar a frente da moto 'lavando' (escorregando) em uma curva molhada.
- Segurança superior em frenagens no molhado
- Estabilidade direcional em terrenos difíceis
- Excelente feedback para o piloto
- Preço elevado para um pneu dianteiro
- Pode apresentar desgaste irregular se a suspensão não estiver em dia
5. Pneu Vipal TR300 60/100-17 Dianteiro (Biz e Pop)
Pneu Dianteiro Vipal 60/100-17 TR300 Honda Biz 125/110/100 Pop 100 Cry...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
Motociclistas de Biz e Pop sofrem muito com a chuva devido às rodas menores e pneus finos. O Vipal TR300 dianteiro é a solução para quem busca mais robustez nessas condições. Ele é ideal para entregadores e usuários urbanos que precisam passar por ruas esburacadas e alagadas.
O desenho misto oferece uma vantagem clara sobre os pneus puramente street originais dessas motos.
A principal vantagem aqui é a capacidade de morder o asfalto sujo. Em dias de chuva, o óleo dos carros sobe para a superfície, criando uma pista de sabão. Os sulcos agressivos do TR300 ajudam a romper essa camada lubrificante, oferecendo um controle direcional que pneus lisos não conseguem.
Se você sente a frente da sua Biz instável na chuva, este pneu muda essa percepção.
- Melhora a estabilidade em motos leves (Cubs)
- Desenho misto ajuda em ruas com areia e água
- Alta durabilidade para uso intenso
- Pode deixar a direção ligeiramente mais pesada
- Menos ágil em mudanças rápidas de direção no seco
6. Pneu Maggion Viper 90/90-21 Dianteiro (Trail)
PNEU DE MOTO 90/90-21 MAGGION VIPER 54T TT DIANTEIRO...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
O Maggion Viper é a escolha inteligente para quem está com o orçamento apertado mas precisa trocar o pneu dianteiro de sua moto trail (aro 21) urgentemente. Este modelo é focado no motociclista que faz uso utilitário da moto e não pode se dar ao luxo de rodar com pneu careca.
Seu desenho é inspirado em grandes clássicos do off-road, garantindo uma drenagem de água muito competente.
Apesar de ser uma opção mais econômica, o Viper não decepciona na capacidade de escoamento. Os blocos são altos e bem definidos, o que é excelente para cortar poças d'água. No entanto, é importante notar que o composto de borracha é um pouco mais duro e menos tecnológico que o da Pirelli, exigindo um pouco mais de cautela em curvas fechadas sobre asfalto liso e molhado.
- Preço extremamente competitivo
- Boa capacidade física de drenagem de água
- Visual robusto para motos trail
- Aderência química inferior a marcas premium
- Borracha resseca mais rápido com o tempo
7. Pneu Maggion Winner 100/90-18 Traseiro Sem Câmara
PNEU DE MOTO 100/90-18 MAGGION WINNER 56P TL TRASEIRO...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
O Maggion Winner é voltado para o segmento street (CG, YBR, Factor) e é uma opção sólida para quem busca um pneu sem câmara acessível. Ele é ideal para o piloto urbano que prioriza a praticidade e a economia.
O desenho da banda de rodagem possui um sulco central contínuo, que funciona como um guia direcional e um canal primário para a água.
Na chuva, esse sulco central ajuda a manter a moto estável em linhas retas, reduzindo a sensação de flutuação. Os sulcos laterais complementam o trabalho, jogando a água para fora.
Embora não tenha a performance esportiva de um Sport Demon, o Winner entrega o necessário para o deslocamento diário com segurança aceitável, desde que respeitados os limites de velocidade em piso molhado.
- Sulco central melhora a estabilidade direcional
- Opção sem câmara acessível
- Bom rendimento quilométrico
- Grip limitado em inclinações fortes no molhado
- Conforto de rodagem inferior a modelos mais macios
8. Pneu Vipal ST400 110/80-14 Traseiro (Biz e Pop)
Pneu Traseiro Vipal 110/80-14 ST400 Honda Biz 125/110/100 Pop 100 Uso ...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
Diferente do modelo misto TR300, o Vipal ST400 é um pneu 100% urbano, desenhado para entregar o máximo de área de contato no asfalto. Ele é a escolha perfeita para quem usa Biz ou Pop exclusivamente na cidade e quer mais aderência em ruas pavimentadas.
O desenho moderno dos sulcos foi projetado para otimizar a saída de água sem sacrificar a área de borracha que toca o solo.
Para dias chuvosos na cidade, o ST400 oferece uma tração traseira consistente. Ele minimiza aquelas derrapagens chatas ao sair do semáforo em cima da faixa de pedestres molhada. A construção do pneu foca em conforto e segurança no asfalto, sendo superior aos pneus mistos quando o assunto é pilotagem em vias rápidas e pavimentadas sob chuva, pois vibra menos e agarra mais.
- Excelente aderência em asfalto urbano molhado
- Rodagem silenciosa e confortável
- Design moderno que favorece o escoamento
- Performance ruim em terra ou lama
- Menor proteção contra impactos severos que o modelo misto
9. Pneu Technic Sport 90/90-18 Traseiro (Titan e YBR)
Pneu Technic SPORT 90/90-18 57P TT Traseiro CG125 Titan 125 YBR 125 Hu...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
A Technic oferece com o modelo Sport uma opção para quem quer o visual esportivo em motos de baixa cilindrada sem gastar muito. Este pneu é indicado para jovens pilotos de Titan e YBR que valorizam a estética.
O desenho da banda de rodagem é agressivo, com muitos sulcos que partem do centro para as laterais, inspirados em pneus de alta performance.
Na prática, essa grande quantidade de sulcos é benéfica para a chuva, pois cria múltiplos canais de fuga para a água. A Technic utiliza frequentemente processos de remoldagem ou tecnologias próprias de construção mais simples.
Isso significa que, embora o desenho seja ótimo para a água, a qualidade da borracha pode variar, exigindo atenção redobrada nos primeiros quilômetros de uso até que a cera saia e o pneu se assente.
- Visual esportivo atraente
- Muitos canais de drenagem de água
- Preço baixo
- Controle de qualidade pode variar
- Balanceamento pode ser mais difícil
10. Pneu Technic Tiger 2.75-18 Dianteiro (CG 125 a 160)
Pneu Moto Technic Tiger Dianteiro 2.75-18 Cg 125, 150, 160 Titan, Fan,...
Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.
O Technic Tiger traz um desenho clássico, com sulcos longitudinais (riscos retos) que acompanham a circunferência do pneu. Este modelo é voltado para motos de trabalho, como CGs antigas e novas, onde a economia é o fator decisivo.
Para o uso urbano em linha reta, esses sulcos contínuos são eficientes em cortar a lâmina de água e manter a direção estável.
É uma opção honesta para o dia a dia, mas com limitações claras. O desenho 'riscado' é ótimo para evitar aquaplanagem quando a moto está em pé, mas oferece menos área de escoamento lateral em curvas se comparado a modelos mais modernos como o Sport Demon.
Use-o se sua prioridade for deslocamento ponto A ao ponto B com baixo custo, mantendo uma pilotagem defensiva na chuva.
- Sulcos longitudinais bons para estabilidade em reta
- Um dos menores preços do mercado
- Atende bem motos de trabalho
- Aderência em curvas molhadas é limitada
- Tecnologia de composto mais simples
Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?
Pirelli MT60 vs Vipal TR300: Qual Escoa Melhor?
Esta é a dúvida clássica dos donos de motos trail. Ambos são pneus de uso misto, mas possuem comportamentos distintos na chuva. O Pirelli MT60 possui blocos mais macios e um espaçamento desenhado para alta performance.
Isso significa que ele 'gruda' mais no asfalto molhado e drena a água com violência, sendo superior em situações críticas de aderência.
Já o Vipal TR300 foca na resistência. Seus sulcos são largos e profundos, garantindo excelente escoamento, mas a borracha é mais dura. Em uma chuva torrencial com muita água acumulada, ambos empatam na capacidade de evitar a aquaplanagem devido aos grandes sulcos.
Porém, em piso apenas úmido ou garoa ('visgo'), o Pirelli MT60 leva vantagem pela química do composto, enquanto o Vipal ganha no bolso pela durabilidade.
A Importância da TWI e Calibragem na Chuva
Você pode comprar o melhor pneu do mundo, mas se ignorar o TWI (Tread Wear Indicator), estará em perigo. O TWI é aquela pequena elevação de borracha dentro do sulco. Quando a banda de rodagem se desgasta até atingir esse nível, significa que o sulco perdeu a profundidade necessária para drenar a água.
Um pneu no TWI é um pneu de chuva inútil e ilegal.
Sobre a calibragem: existe um mito de que baixar muito a pressão do pneu na chuva ajuda. Cuidado. Pneus muito murchos deformam os sulcos, fechando os canais de drenagem justamente quando você mais precisa deles.
Mantenha a calibragem recomendada pelo fabricante ou reduza no máximo 1 ou 2 libras para ajudar no aquecimento, mas nunca rode com pneu 'mole' achando que terá mais grip, pois você estará aumentando o risco de aquaplanagem.
Pneus Mistos ou Street: Qual o Ideal para Dias Chuvosos?
A escolha depende de onde você roda. Pneus mistos (como o MT60 e TR300) têm sulcos enormes. Eles são fisicamente incapazes de reter água, o que os torna incríveis para atravessar alagamentos, poças fundas e lama.
Se sua cidade tem drenagem ruim, o pneu misto é mais seguro.
Por outro lado, pneus Street (como o Sport Demon ou ST400) têm mais área de contato de borracha com o solo. Em asfalto de boa qualidade que está apenas molhado, eles oferecem mais aderência e frenagem.
O segredo do pneu Street na chuva é a sílica no composto, que melhora a aderência química. Resumo: Enfrenta enchentes e terra? Vá de Misto. Roda apenas em asfalto e rodovias? Vá de Street de boa qualidade.
Perguntas Frequentes (FAQ)
Conheça nossos especialistas

Fundador e Estrategista-Chefe
Alexandre de Almeida Albuquerque
Fundador do Melhor Para Comprar, Alexandre é Engenheiro de Produção (ITA) com doutorado em Inteligência de Mercado (FGV) e mais de duas décadas de experiência em otimização de compras. Ele é o criador do 'Protocolo Otimização 360', um sistema rigoroso que garante a melhor relação custo-benefício, orientando mais de 5 milhões de consumidores anualmente.

Nossa Equipe de Especialistas
Redação Melhor Para Comprar
Produção de conteúdo baseada em curadoria de informação e análise de especialistas. A equipe de redação do Melhor Para Comprar trabalha diariamente para fornecer a melhor experiência de escolha de produtos e serviços a mais de 5 milhões de usuários.
















