Melhores para Comprar

Qual a medida do pneu da titan 160: 7 Pneus Ideais

Alexandre de Almeida Albuquerque
Alexandre de Almeida Albuquerque
8 min. de leitura

A Honda CG 160 Titan sai de fábrica com pneus sem câmara nas medidas 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 na traseira. Manter essas especificações ou escolher substitutos compatíveis define a segurança da sua pilotagem e a economia de combustível.

Muitos motociclistas optam por medidas ligeiramente maiores, como 90/90-18 ou 100/90-18, buscando mais estabilidade e estética robusta. Neste guia, analisamos as melhores opções do mercado para garantir que você faça a escolha certa para o seu estilo de rodagem.

Como Escolher: Medidas e Tipos de Pneus para Titan

Entender a sopa de letrinhas e números na lateral do pneu é o primeiro passo para não gastar dinheiro errado. A medida original 80/100-18 indica que o pneu tem 80mm de largura, a altura é 100% dessa largura e o aro é 18 polegadas.

Para a traseira, a medida 100/80-18 segue a mesma lógica. Alterar essas medidas influencia diretamente no velocímetro e no consumo. Pneus mais largos oferecem maior área de contato, mas podem deixar a moto mais 'pesada' nas saídas.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Outro ponto crítico é a distinção entre pneus com câmara (Tube Type) e sem câmara (Tubeless). A Titan 160, por ter rodas de liga leve, utiliza originalmente pneus sem câmara. Essa tecnologia é superior em segurança, pois o pneu esvazia lentamente em caso de furo, permitindo que você chegue a um borracheiro.

Usar uma câmara em um pneu projetado para ser sem câmara é possível, mas desnecessário e adiciona peso ao conjunto. Verifique sempre a inscrição 'Tubeless' na lateral antes da compra.

Lista Selecionada: Os 7 Melhores Pneus para Titan 160

1. Pneu Dianteiro Vipal ST600 80/100-18 Original

Maior desempenho
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

Pneu Ybr 125 Cbx 200 Cg 160 Titan 80/100-18 47p Tl St600 Vipal...

Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.

O Vipal ST600 é a referência absoluta quando falamos de reposição para a linha CG. Este modelo dianteiro respeita rigorosamente a medida original 80/100-18, garantindo que a ciclistica da moto permaneça exatamente como os engenheiros da Honda projetaram.

Ele é a escolha ideal para quem usa a moto para trabalho diário e precisa de confiabilidade sem surpresas no comportamento da direção.

Sua construção foca em durabilidade quilométrica e segurança em piso molhado. O desenho dos sulcos foi projetado para drenar a água eficientemente, reduzindo o risco de aquaplanagem em dias de chuva urbana.

Se você prioriza manter a originalidade da moto e busca um produto que aguente o asfalto irregular das cidades brasileiras, o ST600 é o investimento mais seguro.

Prós
  • Medida exata original de fábrica
  • Excelente aderência em piso molhado
  • Alta durabilidade da borracha
Contras
  • Preço superior a marcas importadas
  • Design conservador, sem apelo esportivo

2. Pneu Traseiro Vipal ST600 100/90-18 Sem Câmara

Nossa escolha
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

Pneu Cg 150 Titan Ybr 125 Yes 125 100/90-18 56p Tl St600 Vipal...

Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.

Este modelo traseiro da linha ST600 apresenta a medida 100/90-18. Embora a medida original seja 100/80, a variação para 100/90 é extremamente comum e aceita, oferecendo um perfil ligeiramente mais alto.

Isso traduz-se em maior conforto, pois o pneu absorve melhor os impactos de buracos e imperfeições, protegendo a roda de liga leve contra amassados.

Motociclistas que rodam com garupa ou carga no baú beneficiam-se da estrutura reforçada deste modelo Tubeless. A Vipal utiliza um composto de borracha que equilibra rigidez e aderência, evitando que o pneu se deforme excessivamente em curvas sob peso.

É a compra recomendada para entregadores e mototaxistas que não podem se dar ao luxo de parar por desgaste prematuro.

Prós
  • Tecnologia Tubeless (sem câmara)
  • Perfil mais alto absorve melhor impactos
  • Estrutura robusta para carga
Contras
  • Pode alterar levemente a leitura do velocímetro
  • Mais pesado que o perfil 80 original

3. Pneu Dianteiro Maggion Sem Câmara Aro 18

Custo-benefício
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

Pneu Dianteiro Maggion Cg Titan 125 150 Fan 160 Ybr - S/Câmara...

Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.

A Maggion se posiciona como uma forte concorrente no custo-benefício. Este pneu dianteiro é voltado para o motociclista que precisa trocar o pneu imediatamente e busca um preço mais acessível sem sacrificar a segurança básica.

Ele atende perfeitamente ao uso urbano moderado, oferecendo uma borracha macia que aquece rápido.

O desenho da banda de rodagem é eficiente, mas nota-se que a vida útil tende a ser um pouco menor comparada à linha premium da Vipal em condições severas de uso. Para quem roda poucos quilômetros por dia ou usa a moto apenas para deslocamento casa-trabalho, a economia gerada na compra deste Maggion compensa a diferença de durabilidade.

Prós
  • Excelente relação custo-benefício
  • Borracha macia com bom grip inicial
  • Preço acessível para orçamentos apertados
Contras
  • Desgaste mais rápido em uso intenso
  • Menor estabilidade em altas velocidades

4. Pneu Traseiro Vipal TR300 90/90-18 Trail

Bom e barato
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

Pneu Traseiro Honda Titan Fan Cargo YBR Factor Vipal 90/90-18 TR300 TR...

Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.

Diferente dos modelos 'Street', o Vipal TR300 é um pneu de uso misto (Trail). Sua indicação para a Titan 160 é específica: motociclistas que moram em áreas rurais, enfrentam estradas de terra batida ou trafegam por ruas de paralelepípedo constantemente.

Os sulcos profundos e os blocos de borracha garantem tração onde pneus lisos patinariam.

Instalar um pneu Trail em uma moto Street altera o comportamento dela no asfalto liso. Você notará um leve zumbido e uma vibração característica devido aos cravos. Contudo, a segurança que ele proporciona em terrenos soltos é incomparável.

Se o seu trajeto envolve sítios ou bairros sem pavimentação, o TR300 transforma a capacidade da sua Titan.

Prós
  • Tração superior em terra e lama
  • Visual robusto e agressivo
  • Resistência a cortes e pedras
Contras
  • Gera ruído e vibração no asfalto
  • Menor aderência em curvas de alta velocidade no asfalto

5. Pneu Moto Dianteiro 2.75-18 STR 5000

O modelo STR 5000 utiliza a nomenclatura imperial 2.75-18, que é uma medida clássica equivalente, em termos gerais, à largura de um pneu 80 ou 90 mm. Este pneu é uma opção de entrada, focada estritamente na economia.

Ele serve bem para motos mais antigas ou para quem está restaurando uma Titan de modelos anteriores, mas também encaixa na 160.

Seu perfil é mais fino e arredondado, o que deixa a direção da moto extremamente leve e ágil no trânsito pesado. A contrapartida é uma área de contato menor com o solo. Em frenagens bruscas de emergência, ele exige mais atenção do piloto do que um pneu moderno de medida métrica mais larga.

É um produto funcional para quem prioriza o menor custo possível.

Prós
  • Agilidade na mudança de direção
  • Preço extremamente competitivo
  • Visual clássico
Contras
  • Área de contato reduzida
  • Tecnologia de construção mais antiga

6. Pneu Technic Sport Dianteiro 2.75-18

A Technic aposta no visual com este modelo Sport. O desenho da banda de rodagem simula pneus de motos de maior cilindrada, com sulcos desenhados para escoamento de água e apelo estético.

Ele é direcionado ao público jovem que gosta de personalizar a moto, dando um ar mais esportivo à dianteira da Titan sem gastar muito.

Apesar do nome 'Sport', é importante alinhar expectativas. A performance é adequada para uso urbano, mas não se trata de um pneu de competição. A borracha tem dureza média. Se você busca deixar sua moto com um visual diferenciado para encontros e rolês urbanos no fim de semana, este pneu entrega o estilo desejado por uma fração do preço de marcas premium.

Prós
  • Design esportivo moderno
  • Melhora a estética da moto
  • Valor acessível
Contras
  • Durabilidade inferior aos modelos street tradicionais
  • Desempenho em chuva requer cautela

7. Pneu Traseiro Pro Tork AT100 90/90-18

PNEU TRASEIRO 90/90-18 PRO TORK AT100...

Confira os detalhes completos e o preço atual diretamente na Amazon.

A Pro Tork é gigante no mercado de peças e seus pneus seguem a filosofia da marca: reposição funcional e barata. O AT100 na medida 90/90-18 é ligeiramente mais estreito que o 100/80 original ou o 100/90 popular.

Isso resulta em menos arrasto e, teoricamente, uma leve melhora no consumo de combustível e na velocidade final.

Este pneu é ideal para quem usa a moto em trajetos planos e bem pavimentados, onde a largura extra não é tão crítica para absorção de impacto. É uma escolha racional para frotistas ou para quem pretende vender a moto em breve e precisa entregar o veículo com pneus novos e em boas condições de rodagem, sem investir em um Vipal ou Michelin.

Prós
  • Redução de arrasto e consumo
  • Preço baixo para reposição imediata
  • Marca consolidada no mercado de peças
Contras
  • Menos conforto por ser mais estreito
  • Borracha tende a ressecar mais rápido

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Vipal, Maggion ou Technic: Qual Marca Dura Mais?

A durabilidade é a maior preocupação de quem roda o dia todo. Em testes práticos e relatos de usuários, a Vipal lidera com folga no quesito quilometragem. Seus compostos resistem melhor ao calor e à abrasão do asfalto quente, sendo a escolha número um de motoboys.

Um par de Vipal bem cuidado pode ultrapassar facilmente os 15.000 km.

Maggion ocupa a posição intermediária. Oferece um conforto excelente devido à borracha macia, mas essa mesma característica faz com que ele se desgaste mais rápido, especialmente no pneu traseiro.

Technic e Pro Tork disputam o segmento de entrada. Eles cumprem a função, mas a troca será necessária mais cedo. Se o seu foco é 'custo por quilômetro rodado' a longo prazo, o investimento inicial maior na Vipal se paga pela durabilidade estendida.

Pneu com Câmara vs Sem Câmara: Qual o Melhor?

A resposta para a Titan 160 é clara: sem câmara (Tubeless) é superior. A roda de liga leve original da moto foi desenhada para vedar o ar diretamente com o talão do pneu. A principal vantagem é a segurança.

Quando um prego fura um pneu com câmara, ela estoura e o esvaziamento é imediato, podendo causar quedas graves. No sistema sem câmara, o objeto perfurante geralmente veda o próprio furo temporariamente, fazendo o ar sair devagar.

Além da segurança, o reparo de um pneu sem câmara é muito mais simples. Muitas vezes, é possível consertar o furo com um 'macarrão' sem nem precisar retirar a roda da moto. Usar câmara em rodas de liga leve é um retrocesso tecnológico que adiciona peso não suspenso, prejudicando a suspensão e a aceleração da moto.

Dicas Essenciais para Calibragem e Manutenção

  • Calibre os pneus semanalmente com eles frios (rode no máximo 3km até o posto).
  • Para uso solo na Titan 160: use 25 PSI na dianteira e 29 PSI na traseira.
  • Com garupa: mantenha 25 PSI na frente e aumente para 33 PSI atrás.
  • Verifique o TWI (indicador de desgaste) regularmente; se a borracha chegar na marca, a troca é obrigatória por lei e segurança.
  • Evite produtos químicos agressivos ('pretinho' com muito óleo) na banda de rodagem, pois causam escorregões.

Perguntas Frequentes

Conheça nossos especialistas

Artigos Relacionados