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Qual o Melhor óleo 5w40 sintético: Proteção Máxima?

Alexandre de Almeida Albuquerque
Alexandre de Almeida Albuquerque
9 min. de leitura

A escolha do lubrificante correto define a longevidade do seu motor. Muitos motoristas negligenciam a importância da viscosidade e dos aditivos, resultando em borra e desgaste prematuro.

Se o manual do seu carro indica a viscosidade 5w40, você precisa de um produto que ofereça alta estabilidade térmica e proteção na partida a frio. Analisamos as opções mais robustas do mercado para garantir que seu investimento em manutenção gere performance real e durabilidade.

API SP, SN e ACEA: Entenda as Especificações

Antes de escolher a marca, você deve compreender as siglas na embalagem. A classificação API (American Petroleum Institute) evoluiu. O padrão API SP é o mais recente e rigoroso. Ele foi desenvolvido para proteger motores modernos com injeção direta e turbocompressores contra a pré-ignição em baixa velocidade (LSPI), um fenômeno que pode destruir pistões.

Se seu carro é um turbo moderno, priorize óleos API SP.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

A sigla ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis) indica a performance para veículos de design europeu. Um óleo ACEA A3/B4, por exemplo, denota um lubrificante de alta estabilidade para uso severo e intervalos de troca estendidos.

Já a especificação API SN, embora anterior à SP, ainda oferece excelente proteção contra depósitos e oxidação para motores aspirados ou de gerações anteriores.

Os 10 Melhores Óleos 5w40 Sintéticos do Mercado

1. Motul 8100 X-Cess Gen2 5W40 4 Litros

Maior desempenho
RecomendadoAtualizado Hoje: 20/12/2025

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O Motul 8100 X-Cess Gen2 é a referência absoluta para entusiastas que buscam performance superior. Este lubrificante é ideal para proprietários de veículos de alta performance, especialmente modelos alemães como BMW, Mercedes e Porsche, devido às suas homologações específicas (como BMW LL-01 e MB-Approval 229.

5). A formulação Gen2 foca em uma resistência térmica elevada, garantindo que a película de óleo não se rompa mesmo sob condução esportiva intensa.

Sua tecnologia 100% sintética oferece uma limpeza de pistões superior à média do mercado. Se você costuma exigir muito do motor em estradas ou track days ocasionais, o X-Cess Gen2 justifica seu preço mais elevado.

A estabilidade ao cisalhamento mantém a viscosidade 5w40 intacta por mais tempo, protegendo componentes críticos como o eixo da turbina e os comandos de válvula.

Prós
  • Homologações oficiais de montadoras premium (BMW, Porsche, Mercedes)
  • Alta resistência térmica para condução esportiva
  • Excelente proteção contra cisalhamento
Contras
  • Preço significativamente mais alto que a média
  • Pode ser excessivo para carros populares de uso urbano leve

2. Castrol Magnatec Stop-Start 5W40 100% Sintético

Nossa escolha
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Óleo Lubrificante Castrol Magnatec Stop-Start 5w40 A3/B4 100% sintétic...

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O Castrol Magnatec Stop-Start foi desenhado especificamente para o cenário urbano caótico. Se você enfrenta trânsito pesado diariamente, com muitos ciclos de 'anda e para', este é o óleo ideal.

A tecnologia de moléculas inteligentes da Castrol adere às partes metálicas do motor como um ímã, criando uma camada de proteção ativa mesmo quando o motor está desligado e o óleo escorre para o cárter.

Estudos indicam que até 75% do desgaste do motor ocorre na partida. O Magnatec ataca exatamente esse problema. Ele é a escolha lógica para motoristas de aplicativo ou quem faz trajetos curtos onde o motor mal atinge a temperatura ideal de funcionamento.

Além disso, atende à norma ACEA A3/B4, garantindo robustez também para motores que exigem maior proteção.

Prós
  • Tecnologia de adesão molecular protege na partida a frio
  • Ideal para trânsito urbano intenso e trajetos curtos
  • Reduz o desgaste do sistema Start-Stop
Contras
  • Não foca tanto em performance de alta rotação como o Motul
  • Embalagem pode variar conforme lote de produção

3. Shell Helix HX8 Professional AV 5W40 Volkswagen

Custo-benefício
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Shell Helix Lubrificante Hx8 Professional Av 5W40 Vw 1L...

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O Shell Helix HX8 Professional AV é a recomendação precisa para donos de veículos Volkswagen que exigem a norma VW 508.88 ou 509.99 (para motores flex e tecnologia TotalFlex). Este óleo se destaca pela sua capacidade de limpeza ativa, prevenindo o acúmulo de borra que pode entupir galerias de lubrificação em motores como os da família EA111 e EA211.

Sua formulação é voltada para a durabilidade e proteção contra a oxidação em combustíveis com alto teor de etanol. Se você possui um Gol, Polo, Virtus ou Fox e quer seguir estritamente o que a engenharia da marca projetou para o mercado brasileiro, o HX8 AV é a escolha segura.

Ele equilibra bem a proteção em altas temperaturas com a fluidez necessária para o arranque.

Prós
  • Formulação específica para motores Volkswagen (norma VW)
  • Excelente controle de borra e depósitos
  • Ótima compatibilidade com etanol
Contras
  • Foco muito restrito em normas VW, limitando uso em outras marcas
  • Difícil de encontrar fora de lojas especializadas ou concessionárias

4. Lubrax Valora Flex 5W40 Sintético Original

Bom e barato
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O Lubrax Valora Flex representa o melhor custo-benefício para o motorista brasileiro médio. Desenvolvido pela Petrobras, ele é perfeitamente adaptado às características do nosso combustível, lidando bem com a diluição causada pelo etanol e a gasolina nacional.

É a escolha racional para quem busca um óleo 100% sintético confiável sem pagar o prêmio de marcas importadas.

Este produto atende às especificações API SN, o que é suficiente para a grande maioria da frota nacional aspirada e turbo mais antiga. Sua tecnologia de aditivos garante limpeza eficiente e proteção contra desgaste em regime misto (cidade/estrada).

Embora não tenha o apelo de 'performance extrema', entrega exatamente o que promete para o uso diário convencional.

Prós
  • Excelente relação custo-benefício
  • Desenvolvido pensando no combustível brasileiro
  • Fácil disponibilidade no mercado nacional
Contras
  • Especificação API SN é inferior à API SP para motores TGDI novos
  • Menor resistência em uso severo comparado a marcas premium

5. Selenia Perform 5W40 API SP Petronas

O Selenia Perform é sinônimo de motores Fiat e Jeep, sendo historicamente o óleo de enchimento de fábrica dessas montadoras. A versão API SP atualizada traz proteção contra LSPI, tornando-o essencial para os novos motores Turbo 270 e Turbo 200 da Stellantis.

Se você tem um Renegade, Compass, Toro ou Pulse, manter a fidelidade à marca Selenia garante a compatibilidade química com os vedantes do motor.

A Petronas desenvolveu este lubrificante focando na estabilidade térmica. Motores italianos (e agora globais da Stellantis) tendem a trabalhar em temperaturas elevadas, e o Selenia Perform suporta esse estresse sem degradar rapidamente.

É a opção de segurança para manutenção da garantia e performance original do veículo.

Prós
  • Atualizado para API SP (Proteção contra LSPI)
  • Ideal para linha Fiat/Jeep/Stellantis
  • Boa estabilidade em altas temperaturas de trabalho
Contras
  • Preço costuma ser elevado pela associação com a montadora
  • Distribuição focada em canais específicos

6. Mobil Super 5W-40 Sintético V

A Mobil é pioneira em lubrificantes sintéticos e o Mobil Super 5W-40 V mantém essa tradição com foco em proteção robusta. O 'V' no nome geralmente indica a formulação voltada para atender normas Volkswagen (VW 508.

88/509.99), competindo diretamente com o Shell HX8 AV. É indicado para motoristas que buscam uma marca de renome global e que priorizam a longevidade das peças móveis.

Sua principal característica é a molécula 'Extengine', que promete estender a vida útil do motor através de uma barreira renovável contra o desgaste. Em testes de campo, a Mobil costuma apresentar excelentes resultados em manter a viscosidade estável até o final do intervalo de troca, evitando que o óleo 'afine' demais em viagens longas e quentes.

Prós
  • Tecnologia focada em extensão da vida útil do motor
  • Marca de extrema confiança e tradição
  • Atende rigorosas normas de montadoras
Contras
  • Rotulagem pode ser confusa com tantas variantes da Mobil
  • Preço intermediário para alto

7. Ipiranga F1 Master 5W40 API SP

O Ipiranga F1 Master evoluiu para a classificação API SP, tornando-se uma opção competitiva para motores modernos. Ele utiliza a tecnologia 'Nano Armor', que cria uma blindagem molecular contra o desgaste.

É uma excelente alternativa para quem frequenta postos Ipiranga e busca a conveniência aliada a um produto tecnicamente atualizado para prevenir a pré-ignição em motores turbo.

Este lubrificante se destaca pela capacidade de suspensão de fuligem e partículas, mantendo o motor limpo internamente. É indicado para uma ampla gama de veículos flex, desde sedãs médios até SUVs compactos.

Sua formulação busca equilibrar economia de combustível com proteção, oferecendo uma performance sólida para o uso cotidiano no clima brasileiro.

Prós
  • Classificação API SP moderna
  • Tecnologia Nano Armor de proteção
  • Fácil acesso e boa rede de distribuição
Contras
  • Marketing às vezes sobrepõe a informação técnica detalhada
  • Pode ter consumo de óleo ligeiramente maior em motores muito rodados

8. Castrol Magnatec Professional 5W40 API SN

A linha 'Professional' da Castrol diferencia-se da linha de varejo comum por passar por um processo de microfiltragem adicional. Originalmente destinada a concessionárias e oficinas autorizadas, este óleo é para o consumidor exigente que busca pureza absoluta.

Ele mantém a tecnologia das moléculas inteligentes, mas com um controle de qualidade ainda mais rigoroso.

Muitas vezes, esta versão conta com um corante reagente a UV para identificação de vazamentos, uma ferramenta útil para mecânicos. É a escolha certa para quem não se importa em garimpar um produto mais exclusivo para garantir que está colocando um fluido de nível de oficina autorizada no cárter.

Atende bem motores VW que pedem a norma 502.00/505.00.

Prós
  • Microfiltragem superior para pureza do óleo
  • Padrão de concessionária/oficina autorizada
  • Tecnologia Magnatec comprovada
Contras
  • Ainda na especificação API SN (inferior à SP)
  • Difícil de encontrar em supermercados ou postos comuns

9. Selenia Perform V 5W40 Petronas

Diferente da versão padrão, o Selenia Perform 'V' é formulado com foco nas especificações da Volkswagen, embora seja um produto Petronas. Isso demonstra a versatilidade da marca em atender frotas mistas.

É ideal para quem possui um VW mas confia na tecnologia de fluidos da Petronas, conhecida por sua excelência na Fórmula 1.

Este óleo oferece uma resistência muito boa à oxidação térmica. Para motoristas que viajam longas distâncias em rodovias e mantêm o motor em rotação constante por horas, o Selenia Perform V garante que as propriedades lubrificantes não se percam com o calor excessivo, protegendo anéis e camisas de cilindro eficazmente.

Prós
  • Focado em normas Volkswagen com tecnologia Petronas
  • Boa resistência para uso rodoviário constante
  • Marca com forte respaldo tecnológico
Contras
  • Pode gerar confusão com a linha Selenia para Fiat
  • Disponibilidade menor que a linha principal da marca

10. Kit 4 Litros Óleo 5W40 Sintético API SN Plus

Kit 4l Oleo 5w40 Api Sn Sintético Plus...

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Adquirir o óleo em kits de 4 litros é a estratégia inteligente para quem busca economia de escala. Este kit geralmente atende à maioria dos cárteres de veículos de 4 cilindros (que usam entre 3.

5 a 4 litros). A especificação 'API SN Plus' é um meio-termo importante: ela já introduz proteção contra LSPI, sendo superior ao SN comum, embora não tão completa quanto a SP.

Esta opção é recomendada para o motorista 'faça você mesmo' ou para quem prefere levar o próprio óleo ao mecânico para evitar as margens de lucro das oficinas. Ao comprar o kit, certifique-se de verificar a marca fornecida no pacote, mas a conveniência de ter a quantidade exata para a troca completa em uma única compra é um facilitador logístico e financeiro.

Prós
  • Melhor custo por litro na compra do combo
  • Quantidade ideal para a maioria dos carros populares
  • Especificação SN Plus já protege contra pré-ignição
Contras
  • Exige verificação da marca incluída no kit genérico
  • Não sobra óleo para completar nível se o motor consumir

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Castrol vs Motul vs Shell: Comparativo de Aditivos

A batalha entre as gigantes se decide nos aditivos. A **Motul** aposta em ésteres e bases complexas que suportam estresse extremo, sendo a favorita para performance pura e motores que giram alto.

Se você quer o melhor, independente do custo, a Motul lidera.

A **Castrol** foca na proteção passiva com suas moléculas inteligentes (Magnatec) ou filme de titânio (Edge). Sua filosofia é prevenir o desgaste no uso comum, especialmente na fase fria.

É a campeã do uso urbano. Já a **Shell** utiliza a tecnologia PurePlus (gás natural transformado em líquido), resultando em um óleo base extremamente puro e estável, com foco em limpeza ativa do motor.

A Shell oferece o melhor equilíbrio entre limpeza interna e durabilidade.

Quando Escolher a Viscosidade 5w40 para o Motor?

A viscosidade 5w40 é extremamente versátil. O '5w' garante que o óleo flua rapidamente na partida a frio, vital para lubrificar o comando de válvulas nos primeiros segundos. O '40' indica que, quando quente, o óleo mantém uma película mais espessa que um 5w30.

Você deve escolher 5w40 se o manual permitir e se você vive em regiões muito quentes ou se seu motor já possui alta quilometragem (acima de 100 mil km), onde as folgas internas pedem um fluido levemente mais encorpado para manter a compressão.

Intervalo de Troca e Cuidados com Óleo Sintético

Não caia no mito de que óleo sintético dura 15 ou 20 mil quilômetros no Brasil. Nosso combustível e condições de trânsito (uso severo) degradam o lubrificante mais rápido. O ideal é respeitar o limite de 10.

000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Se você dirige apenas em trajetos curtos (menos de 5km), considere trocar a cada 5.000 km ou 6 meses, pois o óleo contamina-se com combustível não queimado e não atinge temperatura suficiente para evaporar a condensação.

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